Planeta regente do ano
↳ Regente do ano
Para verificar o regente do ano é preciso calcular o Mapa de Ingresso do Sol a 0º de Áries e ver qual astro está regendo o ano, vendo qual o mais fortemente angular e em geral acima do horizonte; e com aspectos destacados naquela Carta. Na Astrologia de verdade tudo tem que ser calculado e verificado.
Esse mapa de ingresso, será calculado para cada país e então o planeta (ou planetas) que for mais angular será o Regente do Ano para cada país onde o Mapa de Ingresso for calculado, já que, afinal, cada país tem sua cultura, história, economia, política, etc; completamente diferentes uns dos outros. Portanto, o simples olhar com bom senso nos leva a pensar que não faz sentido, um único planeta regendo o ano de todos.
A armadilha da astrologia folclórica é um erro de conceito, no qual se utiliza uma milenar tabela caldaica, fixa e sequencial onde cada ano será regido pelo planeta indicado nesta tabela, para todo o planeta Terra. Não há tabela fixa e sequencial, como alguns querem impor, a ponto, inclusive, de repetir todos os anos a mesma tabela. É só olharmos para o Céu e vermos que nada está parado; logo, como poderíamos utilizar uma Tabela Fixa para determinar algum fato astrológico? Infelizmente é algo que ocorre todos os anos: repetem esse “conhecimento” sem questionar de onde surgiu e qual é o seu fundamento através da natureza. Não existe Astrologia pré-fixada; tudo tem que ser calculado e verificado com profundidade. Não há tabela fixa, sequencial e perpétua como tentam impor para julgar o regente do ano.
Além do que, houve um fato que mostra claramente o erro de se utilizar essa tabela. Segundo essa tabela caldaica, o ano de 2020 seria o ano do Sol. Então, em 2019, todos os astrólogos que seguem essa tabela falaram maravilhas do que seria o ano de 2020, pois, afinal, seria o ano do sol. E todos nós sabemos o que foi o ano de 2020 com a terrível pandemia da COVID-19. Mesmo assim, com este fato gritante mostrando a ineficácia desta tabela, muitos continuam a utilizá-la, como se fosse eficiente.
Um verdadeiro Astrólogo, tem que ter um olhar atento, isento e questionador. As antigas tradições devem ser testadas e o que se mantém de pé fica e o que cai se descarta em prol de algo mais eficiente.
É isso a que sempre se propôs na ABA: estudos sérios usando a razão e bom senso em busca da verdade.
Fraternalmente,
Equipe ABA