Planetas retrógrados e absurdos dos maus astrólogos
↳ Planetas retrógrados
Ante a seguinte pergunta, aplicável aos planetas rápidos ou lentos:
Mercúrio retrógrado tem alguma influência?
Não perca tempo com isso! Quando Mercúrio, Vênus ou Marte estão em bom aspecto com suas posições natais pouco importa se estão diretos ou retrógrados. O ângulo bom ou mau é o que conta. Kepler já afirmava que se se retirasse tudo de um mapa astrológico, mas se mantivesse os aspectos, era o que importava. Maus astrólogos, maniqueístas, presos ao conceito de bom-para a frente, e mau-para trás, interpretam isso de forma supersticiosa, e sem contato com a realidade.
O retrocesso não existe no espaço; o que ocorre é que em face da grande diferença de órbita entre os planetas, o ângulo visto da terra é que aparece para trás progressivamente até que, com a mudança de ângulo entre as órbitas, volte a aparecer direto.
Portanto a influência é virtual. Podemos atribuir um significado, ante este movimento virtual, no sentido de funcionar como uma retomada, boa ou má conforme o ângulo formado, dos assuntos significados pelo planeta, conforme seu estado celeste e terrestre. No bom sentido, pode significar “um passo atrás” para tomar impulso para a frente. E mesmo no mau sentido relativo pode significar uma mudança de rumo, aparentemente ruim, mas na realidade necessária para que você encontre seu verdadeiro caminho. Na verdade, não muda o seu horóscopo, muda a sua ótica, o seu visual a respeito.
Quanto aos planetas lentos, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, somente é viável o raciocínio explicado no primeiro parágrafo, com relação a Júpiter, o mais veloz entre os lentos, mas, em geral, desde o seu nascimento, vão se deslocar muito pouco para que sejam significativos. Olhe na efeméride, no mês de seu nascimento, nos dias subsequentes, e vai se dar conta de que mudaram quase nada em relação a uma vida.
Muitos livros editados com o único fito de ganhar dinheiro com as várias nuances da Astrologia, explorando, e “chutando”, mais um nicho da interpretaçãotem causado grandes prejuízos à Astrologia séria e realista. É lamentável, desvia o principiante, e o leva para caminhos confusos e com equívocos de raciocínio.
Já vimos muitos casos do astrólogo atribuir um valor para um planeta retrógrado que, na verdade, nada tinha a ver com o tal planeta, mas sim a um outro posicionamento do mapa de nascimento, em geral, aspectos, não compreendidos ou mesmo não verificados, pois muitos astrólogos trabalham com orbe de aspectos inadequadas.
Essa parafernália de absurdos é que dá munição aos inimigos da astrologia, para agredi-la.
Fraternalmente,
Equipe ABA