Nós Lunares


Atualizado em 21/05/2024

Os Nós Lunares não são de grande importância, e as informações a respeito sempre indicam pessoas não preparadas abordando o assunto, principalmente na internet.

O nó ascendente, também chamado de “cabeça do dragão”, é onde a lua cruza com o norte da eclíptica. O nó descendente, também chamado de “cauda do dragão”, é onde se cruzam ao sul.

O nó ascendente é onde a Lua cruza com o norte da eclíptica. O nó descendente é onde se cruzam ao sul. É o Zodíaco Draconítico, e como em todos os zodíacos o arquétipo dos 12 signos é o mesmo, e você vai raciocinar em cima disso. Procurando ajudá-lo a raciocinar, sendo o nó norte, será o início deste Zodíaco Draconítico, e todo início de zodíaco, equivale ao signo de áries, obviamente. Portanto, o nó lunar sul, equivale ao signo de libra.

Eclipses ocorrem somente próximo aos nodos lunares: eclipses solares acontecem quando a passagem da lua através de um nodo coincide com a lua nova; Eclipses lunares acontecem quando a passagem coincide com a lua cheia.

Um eclipse lunar pode acontecer se a lua cheia estiver dentro de 11° 38’ de um nodo, e o eclipse solar pode acontecer se a lua nova estiver dentro de 17° 25’ de um nodo. Veja na Efeméride a posição do Sol e da Lua e a distância com os nós, e você vai saber quando haverá um eclipse.

O Nó Lunar precede de forma relativamente rápida ao redor da eclíptica, completando uma revolução (chamada de draconítica ou período nodal, o período de nutação) em 6793.5 dias ou 18.5996 anos.

Como consequência, quando a Lua cruza a órbita da Terra de Sul para norte, é o Nó norte, que ó ponto Áries desse zodiaco draconítico, quando cruza o lado oposto é o Nó sul, que equivale a Libra no zodiaco draconítico, e a verdadeira interpretação tem que se basear nisso e não em elocubrações.

O desconhecimento astronômico desse fenômeno fez os Astrólogos mal preparados elucubrarem as mais errôneas interpretações, inclusive levando sua interpretação para “verdades místicas”, sem nenhum fundamento concreto de pesquisa e estudos sérios a respeito. Em geral falam dos Nós, mas na realidade nem sabem do que se trata, e vão atrás de todo tipo “achismos” astrológicos”, sem fundamento real. Cegos guiando outros cegos.

Lembremos que a base da astrologia é a astronomia e a matemática. Portanto, para afirmarmos algo como sendo verdade, é preciso muitos estudos de casos, com base em levantamento estatístico. Sem isso, não é nada além de “achismos”, crenças pessoais. Todo astrólogo tem direito à ter suas crenças pessoais, mas não pode “vende-las” aos outros, como se fossem verdades astrológicas incontestáveis.

Algumas verdades da astrologia são milenares, portanto, a prática destes milênios comprova sua realidade, mas outras questões, como o significado dos nós lunares, é preciso muito mais pesquisa para se ter certeza de seus efeitos.

Interprete sempre o Nó norte com a natureza de Áries, o Nó sul com a natureza de Libra. Disso se tem certeza.

Fraternalmente,
Equipe ABA


Outros temas

Ascendente depois dos 30Astrologia HumanistaAstrologia KármicaHoras planetáriasLilithLua fora de cursoAstrologia e planetas uranianosQuironNós LunaresPlanetas retrógradosRegente do anoRevolução SolarAspectos mundanos e zodiacaisMapa de Lua NovaOrbe de casas