Lua fora de curso ou Lua fora de susto?
↳ Lua fora de curso
Os antigos astrólogos nomearam o curso da Lua, quando isenta de aspecto como feral ou Vazia de Curso; isto é, quando não consegue formar um aspecto pártil ou aplicativo antes de deixar um signo e entrar no signo em que estava ao nascer a pessoa.
Considera-se essa posição, seja para a Lua, seja para os planetas, como solta, sem firmeza ou estabilidade.
O mesmo é interpretado em Astrologia Horária com os trânsitos de um dado momento cósmico, designando falta de objetivos ou de finalidade.
Há muito pouco apoio para esta doutrina, mas não se deve descartar a experiência.
Muitos investigadores concluíram que, na antiguidade, sem a visão telescópica que ampliou a observação celeste, viam-se a olho nu muitas áreas (supostamente) vazias no espaço que separava as constelações ou signos, o que acabou levando a uma falsa interpretação da posição lunar ao passar de uma constelação ou signo para outro.
Não vamos entrar no mérito desta afirmativa, mas dá o que pensar.
Duas coisas são muito importantes:
O termo “Fora de Curso” é muito infeliz em termos astronômicos, pois sugere que a Lua saiu da sua órbita, o que é um absurdo.
Recomenda-se usar o mesmo termo que os antigos: “Vazia de Curso ou Feral”.
É inútil calcular posições de Lua Vazia de Curso sem o conhecimento e o cálculo de aspectos ou ângulos horários ou ascensionais.
Para ter essa noção correta o Astrólogo obrigatoriamente deverá ter estudado Astrologia Avançada, com cálculos de Direçöes Primárias Mundanas e Zodiacais, mediante funções trigonométricas.
Olhar direções primárias com uso do Programa Vega, Pegasus, ou outros, sem ter aprendido o porquê das coisas, pode ser cômodo, mas é inútil quando não se compreende o fundamento das Direções Primárias, que estabelecem ângulos ou aspectos mundanos baseados na rotação da Terra, não nas distâncias zodiacais.
Basta lembrar que cada 4 minutos de tempo de rotação da Terra correspondem a aproximadamente 1º (um grau), (ou um ano de vida, por Direções Primárias).
Estima-se que a Lua não permaneça mais que 20 minutos sem formar um aspecto mundano, portanto, as tabelas de Lua Vazia de Curso, do modo como vêm sendo feitas, são uma verdadeira ficção.
Fraternalmente,
Equipe ABA